
Mas é fato, não se pode negar, que é bem díficil você não sentir a sensação, ao ser criticado, de que alguém te joga um balde de água fria! rsrs

Engraçado é que podemos parecer fortes, e concordar até, mas mais engraçado ainda é aprender a lidar com isso. A vida de quem dança é assim. Até pq a gente produz algo para expor, para todos, ou pelo menos para a maior quantidade de pessoas possível! Mas com falta de conhecimento (ou querendo tampar mesmo os ouvidos) a gente sai do palco iludido com os aplausos da mamãe, do papai, do papagaio, do cachorro rs enfim de todos que nos amam e vamos pra casa confortados! hauHAUhauHUA Deitamos na cama com a barriguinha cheia de ego e acreditamos estar de dever cumprido!
GENTE!!! PURO ENGANO!!! Vai aqui uma dica muito boa pra quem é assim (que nem eu as vezes! rs Abafa gente rs). E a dica se chama autocrítica. Gente é muito útil. É uma arma eficaz para reconhecermos quem nos critica positivamente, para sabiamente acatarmos o que ela diz. E finalmente e principalmente, não cairmos de tão alto quando esse alguém nos põe a par da realidade e conta que o que você pensava não é bem assim! Estar tão seguros de nós mesmos é o maior erro de um bailarino! Posto que ele vive uma vida de aperfeiçoamento continuo. Escolher aprisionar-se dentro de suas próprias verdades é o maior crime a ser cometido. É sentenciar-se a estagnação. Questione-se! Pergunte se o que você esta fazendo é realmente o melhor, se é só isso que poderia ser feito. Questione-se também a cerca dos métodos que vem utilizando, enfim, tudo! Sobre cada passo da coreo
grafia. Vá passando e analisando se foi assim mesmo que o professor ensinou, como você pode por mais leveza ou firmeza onde precisa ser posto, se seu rosto traduz o sentimento daquela música etc etc...
E sempre lembre: Se você acha que deu seu máximo... pergunte a si mesma se não é possível dar um pouquinho mais!

A autocrítica refere-se à capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Ela implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. Desta forma o sujeito se aprimora. Esse mecanismo é inerente ao processo de autoconhecimento – o ser conhece a si mesmo, identifica seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades, e a partir daí corrige os rumos de sua jornada existencial, e se aplica também a um grupo social e a uma instituição. E para ler mais click aqui.

obs: Gente, ainda estou me adaptando com esse negócio de blog, você repara que a fonte muda 3 vezes num post só! rs Mas vou conseguir! rs
Oi linda!!
ResponderExcluirSou eu sim, a Priscila Canary!!
Suas palavras já foram um conforto para mim e já me fez vencedora!! Fiquei muito feliz em saber que ela te tocou de maneira tão profunda. E diga-se esse é um grande sonho, imagino isso todos os dias... o Pas de Deux entre eu e o Senhor, isso expressa tanta intimidade, conhecimento da pessoa que Ele é. Sim, anseio por isso todos os dias e essa é minha razão para dançar, porque se não fosse por Ele, hoje eu não estaria aqui!!
Obrigada de coração, viu!?
Comentando o post...
Achei sensacional, td que pensei em escrever tu colocou no final. Criticas dadas positivamente, sem tom de acusar ou deixar a pessoa para baixo é sempre válido, elas nos fazem crescer e refletir no melhor que podemos dar!
Autocritica... também feita com equilibrio é outra boa ferramenta para se pensar no melhor que temos,lembrando que ninguem é perfeito!!
É como vc escreveu, o segredo ta no equilibrio, nada sem exageros!
Um grande beijo e mais uma vez obrigada pelas palavras!!
Priscila,
ResponderExcluirValeu mesmo pelo seu carinho! Realmente agora dividimos o mesmo sonho! E espero anciosamente por isso! Seremos conduzidas pelo criador da dança e dançaremos um o mais lindo Pas de Deux!
Comentando o seu comentário sobre o post...
Foi assim... fruto de viver realmente isso! Recebi uma crítica! E comecei a pensar sobre o que eu tinha feito e a refletir! Ai vieram tantas coisas na minha mente de como eu tinha que MELHORAR e eu SABIA DISSO. Só que mamãe estava lá na saída do evento com flores e um sorrisão, que eu esqueci de olhar pra tráz e rever se tinha sido bom mesmo.
Então... eu SEMPRE tive autocrítica, só que dessa vez falhou! rsrsrsr
E sobre tudo... estou muito feliz que você tenha gostado! rs
beijos
Se as palavras estão meio emboladas é pq eu estou com muito sono! rs
ResponderExcluirdesculpa rs