20 setembro, 2010

TEATRO



O teatro como todas as artes, não é fruto do acaso, mas é expressão do homem, ser humano vivendo no mundo, numa sociedade, numa comunidade, num grupo. Ou seja, a arte em geral, a mais alta expressão de emoções e sentimentos sob variadas formas: pintura, escultura, musica, dança, literatura, teatro, nasce da vivencia do artista em contato com a vida, com as relações sociais, políticas, econômicas da sociedade em que vive num determinado momento histórico. Ou seja, a obra de arte está estreitamente vinculada ao tempo-espaço no qual se origina.
O artista, portanto, é um alquimista, aquele ser diferenciado que vê o que os outros, os não artistas, não vêm, e consegue, graças ao seu talento, dom, transformar no seu cadinho interior, processar no seu cérebro, corpo, alma, espírito, aquelas idéias, sensações, emoções, sentimentos e transformá-los em obras de arte que serão mostradas aos outros homens, já que a obra de arte tem por fim ser usufruída vista vivenciada pelo espectador. O espectador da arte seja de uma obra pictórica, uma obra musical, uma obra teatral, ou um espetáculo de dança, não fica imune a ela, ao contrário é tocado por ela, transformado mesmo por elas, para o bem ou para o mal.
E ainda: uma obra de arte é de tal forma impregnada de significados, signos, símbolos, que pode inclusive ter diferentes interpretações dependendo do olhar que a vê. Ou seja, há um movimento constante, um dinamismo contínuo entre o artista que vê o mundo e o transforma em obra de arte e o espectador, que vê a obra de arte, é transformado por ela e responde com outras tantas questões que serão por sua vez novamente processadas pelo artista e transformadas em novas obras de arte.
Assim, se olharmos a história da humanidade vamos perceber que a cada momento histórico, sócio político-econômico correspondem determinados movimentos artístico-culturais, determinadas formas de expressão, diferentes estilos, que foram, digamos, catalogados a posteriori pelos críticos e historiadores da arte , de maneira que é possível discernirmos as transformações operadas nas diferentes civilizações do planeta pelo estudo das obras de arte produzidas por seus artistas.


Entre no link e continue lendo! É demais! Estou fazendo um cursinho de teatro e estou simplesmente amando! Ajuda no ballet??? Acho que sim né!? Tomara! rsrs

Um comentário:

  1. Que legal q vc está fazendo esse curso, quem sabe um dia tb tenho tempo e $ pra voltar a fazer td q eu queria. Bjo (ah coloquei seu link no meu blog)

    ResponderExcluir