11 julho, 2010

Treinando o "eu"!

Ser criticado é um fator muito importante para as pessoas de um modo geral, independente do seu trabalho, esporte ou de qualquer coisa que ela faça. É uma ferramenta imprescindível para auxíliar no crescimento como pessoa, profissional, bailarino, arquiteto, afinal, tudo, como filho até, como mãe, cidadão etc! rs E cheguei a conclusão de que ser criticado é quase igual a estarmos sendo ensinados!
Mas é fato, não se pode negar, que é bem díficil você não sentir a sensação, ao ser criticado, de que alguém te joga um balde de água fria! rsrs
Engraçado é que podemos parecer fortes, e concordar até, mas mais engraçado ainda é aprender a lidar com isso. A vida de quem dança é assim. Até pq a gente produz algo para expor, para todos, ou pelo menos para a maior quantidade de pessoas possível! Mas com falta de conhecimento (ou querendo tampar mesmo os ouvidos) a gente sai do palco iludido com os aplausos da mamãe, do papai, do papagaio, do cachorro rs enfim de todos que nos amam e vamos pra casa confortados! hauHAUhauHUA Deitamos na cama com a barriguinha cheia de ego e acreditamos estar de dever cumprido!

GENTE!!! PURO ENGANO!!! Vai aqui uma dica muito boa pra quem é assim (que nem eu as vezes! rs Abafa gente rs). E a dica se chama autocrítica. Gente é muito útil. É uma arma eficaz para reconhecermos quem nos critica positivamente, para sabiamente acatarmos o que ela diz. E finalmente e principalmente, não cairmos de tão alto quando esse alguém nos põe a par da realidade e conta que o que você pensava não é bem assim! Estar tão seguros de nós mesmos é o maior erro de um bailarino! Posto que ele vive uma vida de aperfeiçoamento continuo. Escolher aprisionar-se dentro de suas próprias verdades é o maior crime a ser cometido. É sentenciar-se a estagnação. Questione-se! Pergunte se o que você esta fazendo é realmente o melhor, se é só isso que poderia ser feito. Questione-se também a cerca dos métodos que vem utilizando, enfim, tudo! Sobre cada passo da coreo
grafia. Vá passando e analisando se foi assim mesmo que o professor ensinou, como você pode por mais leveza ou firmeza onde precisa ser posto, se seu rosto traduz o sentimento daquela música etc etc...

E sempre lembre: Se você acha que deu seu máximo... pergunte a si mesma se não é possível dar um pouquinho mais!

A autocrítica refere-se à capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Ela implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. Desta forma o sujeito se aprimora. Esse mecanismo é inerente ao processo de autoconhecimento – o ser conhece a si mesmo, identifica seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades, e a partir daí corrige os rumos de sua jornada existencial, e se aplica também a um grupo social e a uma instituição. E para ler mais click aqui.

Seguindo esse principio, tenho certeza de que agora a água do balde de água fria pode se tornar mais quentinha!!!

CUIDADO: Não exagera não tá! A autocrítica precisa ser nos limites certos!
obs: Gente, ainda estou me adaptando com esse negócio de blog, você repara que a fonte muda 3 vezes num post só! rs Mas vou conseguir! rs

3 comentários:

  1. Oi linda!!
    Sou eu sim, a Priscila Canary!!
    Suas palavras já foram um conforto para mim e já me fez vencedora!! Fiquei muito feliz em saber que ela te tocou de maneira tão profunda. E diga-se esse é um grande sonho, imagino isso todos os dias... o Pas de Deux entre eu e o Senhor, isso expressa tanta intimidade, conhecimento da pessoa que Ele é. Sim, anseio por isso todos os dias e essa é minha razão para dançar, porque se não fosse por Ele, hoje eu não estaria aqui!!
    Obrigada de coração, viu!?

    Comentando o post...
    Achei sensacional, td que pensei em escrever tu colocou no final. Criticas dadas positivamente, sem tom de acusar ou deixar a pessoa para baixo é sempre válido, elas nos fazem crescer e refletir no melhor que podemos dar!
    Autocritica... também feita com equilibrio é outra boa ferramenta para se pensar no melhor que temos,lembrando que ninguem é perfeito!!

    É como vc escreveu, o segredo ta no equilibrio, nada sem exageros!

    Um grande beijo e mais uma vez obrigada pelas palavras!!

    ResponderExcluir
  2. Priscila,
    Valeu mesmo pelo seu carinho! Realmente agora dividimos o mesmo sonho! E espero anciosamente por isso! Seremos conduzidas pelo criador da dança e dançaremos um o mais lindo Pas de Deux!

    Comentando o seu comentário sobre o post...
    Foi assim... fruto de viver realmente isso! Recebi uma crítica! E comecei a pensar sobre o que eu tinha feito e a refletir! Ai vieram tantas coisas na minha mente de como eu tinha que MELHORAR e eu SABIA DISSO. Só que mamãe estava lá na saída do evento com flores e um sorrisão, que eu esqueci de olhar pra tráz e rever se tinha sido bom mesmo.
    Então... eu SEMPRE tive autocrítica, só que dessa vez falhou! rsrsrsr
    E sobre tudo... estou muito feliz que você tenha gostado! rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Se as palavras estão meio emboladas é pq eu estou com muito sono! rs
    desculpa rs

    ResponderExcluir