25 agosto, 2010

Estudando Ballet


Como eu ja havia comentado, no final do ano estaremos apresentado uma partezinha de Don Quixote no nosso espetáculo, o professor desistiu da idéia de por meninos com a gente, e recomendou que procurássemos saber sobre a história, víssemos videos e pegássemos o clima do negócio entende, aquela paixão espanhola, aquele "borogodó", "je ne sais qua", "tchan", aquele "que" a mais (rsrsrs), a força (bem acho que foi isso que ele tentou esplicar!) rs Estavamos meio suaves sabe! Mas como foi a primeira aula em que ele passou a coreografia acho que nem ficou ruim.


Começando pela história, que eu, que amo ballet, nunca tinha procurado saber. Engraçado, eu vejo os vídeos e fico tentando advinhar o que esta acontecendo, acho isso muuuito legal. Saber a história, pra mim, perde a graça.


Então sem mais delongas eis ai:


Prólogo


Don Quixote, um homem extremamente sonhador, acaba de tomar uma decisão, se tornaria um cavaleiro. Conta ao seu fiel escudeiro Sancho Pança convidando-o a se aventurar junto com ele.


Ato I - Um praçano mercado em Barcelona.


Em Barcelona, na praça do mercado, Kitri esta sendo forçada por seu pai, Lorenzo, a aceitar os galanteios do rico comerciante Gamache, que pretende casar-se com ela. Porém Kitri ama o barbeiro Basilio.

Um grupo de toureiros, liderados por Espada, chegam a praça, chamando a tenção de todos em uma apresentação, junto com Mercedes, a amada de Espada.

Don Quixote chega a praça em seguida e, ao ver Kitri, tranforma-a, em sua imaginação, na bela Dulcinea, mulher que ele sonhava e havia idealizado. Não aceitando que sua amada Dulcinea casa-se com outro, desafia gamache para um duelo. A multidão, e o próprio Gamache, não lhe dá importancia, sendo expulso da cidade.

Basilio e Kitri, inconformados com a decisão de Lourenzo, fogem para viver seu romance, sendo prerseguido pelo pai e pretenso noivo.


Ato II


Cena I - Acampamento Cigano


Don Quixote acampa a beira dos moinhos, encontrando o casal fugitivo e os ciganos. No entanto vitima de suas fantasias, ataca carroças e moinhos de vento, julgando estar em batalha com gigantes inimigos.


Cena II - O Sonho


Ao final da batalha, exausto, Don Quixote dorme e sonho com os jardins de Dulcinea, povoados por seres fantasticos, como as dríades e sua rainha, o cupido, além de Kitri e sua amada Dulcinea.


Cena III - Na Taverna


Kitri e Basilio vão a taverna, mas acabam sendo encontrados por Lourenzo e Gamache, que insistem no casamento.

Basilio, desesperado, ante a perspectiva do casamento de Kitri e Gamache, finge estar se suicidando, e pede ao pai da moça que lhe satisfaça um último desejo, concedendo-lhe a mão de sua filha em casamento. O pai cede, e para o seu espanto, Basilio se levante radiante de saúde e felicidade para abraçar sua amada. Todos festejam o noivado.


Ato IV - O casamento


Para a alegria de todos Kitri e Basilio se casam. É feita um grande comemoração onde todos dançam, até mesmo Gamache.


Coreografia: Marius Petipa

Musica: Minkus

Figurino e Cenário: Vadim Rindam

Bailarinos que dançaram pela 1ª vez esse ballet: Anna Sobeshchanskaya (Kitri) e Sergei Sokilov (Basilio).


Em 1869 para o Bolshoi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário